segunda-feira, 10 de março de 2008

Como Vencer Uma Entrevista de Emprego

Como Vencer Uma Entrevista de Emprego

O seu desempenho durante a entrevista será mais importante que o currículo, ou o resultado nos eventuais testes psicológicos utilizados pela empresa contratante. Mesmo que, até aquele momento do processo seletivo, você esteja em desvantagem na concorrência direta com outros candidatos, uma entrevista bem preparada poderá virar o jogo a seu favor.

A questão é como se preparar adequadamente para uma entrevista de emprego? Para responder a esta pergunta precisamos analisar e trabalhar três aspectos principais: preparar sua presença física para a entrevista, preparar a venda de sua pessoa como se fosse a venda de um produto, e finalmente obter o máximo de informações sobre a empresa e seus concorrentes para utilizar durante a entrevista.

A presença física é como a embalagem de um produto, precisa ser atraente e adequada ao cargo que pretende ocupar. Não estamos defendendo que você precise ser um modelo de beleza, mas simplesmente que procure passar uma impressão favorável desde o primeiro momento. Vestir-se com bom gosto e de forma adequada ao cargo que pretende ocupar, e observar os cuidados básicos sobre higiene pessoal, sem exageros com pintura e perfumes.

Além disso, uma postura pessoal de entusiasmo, auto-confiança e a maneira de expressar-se segura e objetiva, poderão causar um impacto positivo no seu entrevistador. Está provado cientificamente: mais importante do que o conteúdo de nossas palavras é a forma como nos expressamos. Portanto, mostre paixão pelas suas idéias, demonstre entusiasmo pela possibilidade de vir a trabalhar nesta empresa, e confiança em sua capacidade de estar a altura do cargo que pretende. Todos estes fatores terão grande impacto em seu entrevistador.

Com relação ao processo de venda, a sugestão é a seguinte: dê bastante ênfase aos benefícios que o produto – você - poderá trazer para o cliente - empresa. Relacione, antes da entrevista, todas as suas qualidades pessoais, habilidades, talentos naturais e adquiridos ao longo dos anos. Esteja preparado para mencioná-los durante a entrevista, relacionando-os ao desempenho de suas futuras tarefas.

Pôr exemplo: se você é uma pessoa organizada e perfeccionista, cite este fato como um benefício para a empresa. Mostre como seria bom ter alguém no quadro de funcionários, que poderia contribuir significativamente com a empresa, tornado-a mais organizada ainda. Portanto, destaque suas qualidades que possam ser vistas como beneficio real para a empresa.

Finalmente, sugerimos que procure conhecer mais a fundo a empresa e o mercado em que está inserida. Você pode recorrer à internet, revistas especializadas, fornecedores, associação comercial ou sindicato da categoria, para obter informações que possam ajudá-lo a se preparar para a entrevista. Um conhecimento profundo, do mercado e da empresa, desperta o interesse pela sua pessoa, e pode ajudá-lo a preparar as argumentações ao vender suas qualidades pessoais.

Em suma, acredito que, durante um processo de seleção, o candidato, mesmo em desvantagem de currículo, pode virar o jogo a seu favor se causar uma boa impressão pessoal no entrevistador. Para isso é preciso vender os benefícios que sua contratação trará à empresa. Portanto, só resta agora preparar-se adequadamente, e boa sorte!

domingo, 9 de março de 2008

Dicas Sobre Entrevista de Emprego!

Como se Comportar na Entrevista

Ser chamado para uma entrevista, significa que você conseguiu chamar a atenção do selecionador. Seu currículo cumpriu o papel de vender sua imagem de forma positiva.

CALMA ! AGORA É A OPORTUNIDADE DE IMPRESSIONAR O ENTREVISTADOR AO VIVO.

Para auxiliar você nesta etapa, selecionamos algumas dicas. Confira e siga em frente para ser contratado.

1 - Chegue cinco minutos antes do horário marcado, pois, demonstra interesse e respeito. Caso surja um imprevisto, avise e pergunte se tem algum problema.

2 - Irradie satisfação, nada de cara fechada.

3 - Encare a entrevista como uma chance de entender o produto: você.

4 - Pesquise o máximo de informações sobre a empresa, pesquise suas oportunidades no mercado e o perfil da vaga. De posse destas informações você pode justificar melhor o seu interesse pela empresa e evitar frustrações posteriores.

5 - Prepare-se com antecedência. Pense antes de responder questões como " quem é você ? " , " o que você já fez ? " , " o que seu último empregador acha de você ? " , " quais os resultados que você conseguiu para a empresa ? " , " o que você pode fazer pela nova empresa ? " , " porque você saiu ou quer sair do último/atual emprego ? " , " faça a sua descrição como profissional e como pessoa. " . " você estaria disposto a mudar de estado, cidade ou país ? " , " como você se vê daqui a cinco anos ? " . A personalidade é um aspecto importante para muitas empresas, não se assuste com estas perguntas pessoais.

6 - Seja natural e expontâneo. Respire fundo e tente manter a calma.

7 - Olhe nos olhos da pessoa que está entrevistando.

8 - Durante a entrevista não deixe nenhuma pergunta sem ser respondida. Caso não entenda a pergunta, não tenha vergonha de dizer que não entendeu a questão e pedir ao entrevistador para repeti-la.

9 - Mostre desenvoltura sem excessos. Não é preciso ficar estático, pois pode parecer que você é apático.

10 - Evite gesticular com as mãos, porque dará a impressão de nervosismo.

11 - Corpo pendente demonstra insegurança. Sente-se corretamente na cadeira.

12 - Evite falar gírias. O ideal é uma linguagem simples, formal e objetiva.

13 - Não fume, não masque chicletes e nem use óculos escuros.

14 - Muitas vezes, as empresas não estão procurando o mais inteligente, mas aquele que mais se adapta às necessidades dela.

15 - Não tente criar um clima de informalidade com o entrevistador contando piada ou falando de sua vida pessoal quando não for indagado.

16 - Não pergunte pelo salário logo de cara. Deixe o entrevistador levantar esta questão na hora certa.

17 - Nunca critique ex-chefes ou colegas de trabalho.

18 - Não minta. Seja verdadeiro nas suas informações. Não caia em contradição.

19 - Não mude de assunto de repente. Espere sempre o entrevistador terminar as perguntas.


Com que roupa vou ?

Esteja atento ao que vai usar. Prefira roupas discretas como: calças sociais, ternos, camisas, ternos femininos, cores sóbrias e pouca maquiagem. Você pode ser um excelente profissional, mas lembre-se " você raramente tem uma segunda chance para criar uma boa aparência ".
Evite cores extravagantes, jeans, bermudas, camisetas, bonés.
Mantenha o cabelo cortado e as unhas em ordem.
" Os despreocupados com a aparência que me desculpem, mas a apresentação pessoal é fundamental ".

7 Dicas de Marketing Para Conquistar Um Emprego

É perfeitamente possível desenvolver uma estratégia de marketing pessoal para conseguir um bom emprego. Conquistar uma colocação no mercado de trabalho pode ser comparado à venda de um produto. Utilizando os mesmos procedimentos e técnicas qualquer profissional, que esteja desempregado, poderá ser bem sucedido em seu objetivo de recolocação.

Apresentaremos a seguir um conjunto de sete procedimentos de marketing pessoal com este objetivo:

Dica 1 – Sugerimos, como primeiro passo, uma análise de sua experiência profissional, de sua formação acadêmica, e de suas habilidades e talentos. Coloque tudo no papel, e crie um cargo fictício baseado em sua competência profissional, visando oferecer um perfil profissional que atenda a uma “real necessidade” das empresas que você pretende trabalhar.

Dica 2 – Em seguida, elabore um currículo diferente do tradicional. Uma espécie de apresentação profissional, destacando talentos, experiências e habilidades. Você é o produto, e seu perfil profissional será a sua propaganda junto às empresas que você irá tentar uma vaga. Lembre-se, se o produto for suficientemente atraente, mesmo as empresas que não estão disponibilizando vagas no momento, podem ficar tentadas a contratá-lo.

Dica 3 – Monte uma estratégia de venda. Relacione um bom número de empresas que poderiam vir a contratá-lo. Ligue para o responsável do setor de contratação de cada empresa que pretende trabalhar. Avise que estará mandando uma proposta de trabalho, e depois ligue novamente para confirmar o recebimento, colocando-se à disposição para uma possível entrevista ou contato. Depois é só aguardar. . .

Dica 4 – Prepare-se para as possíveis entrevistas. Certamente existirão várias. Treine bastante o que vai dizer durante a entrevista, dê ênfase aos benefícios que a empresa obterá ao contratá-lo. Faça um roteiro de todos os argumentos que irá utilizar. Prepare-se para vários tipos de perguntas. O ideal seria discutir o roteiro com algum amigo ou alguém próximo que pudesse lhe dar algum feedback.

Dica 5 – Prepare com muito cuidado sua apresentação pessoal: vestuário, cabelo, aparência geral. Que imagem pretende passar? Qual a imagem que o cargo exige? Sua imagem está de acordo com a expectativa de seu futuro empregador? Se não, mude-a antes da entrevista, pois ela pode ser decisiva para o seu sucesso. A verdade é que um produto vale pelo conteúdo e também pela embalagem.

Dica 6 – Durante a entrevista dê atenção especial à maneira como vai se comportar. Você precisa conquistar a confiança e simpatia de seu entrevistador sem dar a impressão de estar “bajulando-o”. Está provado que os bons vendedores começam sua argumentação de venda procurando sintonizar-se com o cliente. Procure falar no mesmo ritmo e tom de voz, e utilize as palavras enfatizadas pelo entrevistador. Enfim, procure expressar-se na mesma linguagem.

Dica 7 – Aja com entusiasmo, motivação e autoconfiança. Três ingredientes muito valorizados pelas empresas em qualquer funcionário, independente do cargo que ele irá ocupar.

Agindo assim, todo profissional poderá se beneficiar deste plano de marketing pessoal, em sua busca para conseguir um emprego. Dessa forma, além do tradicional envio de currículo a partir dos anúncios de jornal, o profissional aumentará suas chances de conseguir rapidamente um bom emprego. E o que é mais importante, poderá até escolher entre várias opções.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Marketing Pessoal no Próprio Emprego

Marketing Pessoal no Próprio Emprego

Como ser reconhecido e promovido rapidamente

O marketing é um conceito universal para promoção de produtos, serviços e também da carreira profissional. Existem algumas dicas importantes que poderão promover rapidamente a carreira de um profissional dentro de uma empresa. O principal objetivo é tornar-se indispensável. Vamos relacionar a seguir as principais ações que o ajudarão a se tornar indispensável em sua organização.

Ação 1 – Assuma a tarefa que ninguém quer. Dentro de toda empresa existe um conjunto de tarefas que normalmente as pessoas gostam de realizar, e também aquelas tarefas que ninguém quer, aquelas que todos fazem “corpo mole” para realizarem. É justamente estas tarefas que destacarão o seu trabalho. Muitas vezes é algo novo na empresa que ninguém aprendeu ainda, um novo sistema que foi recentemente implantado, ou mesmo o atendimento de um cliente difícil. Apresente-se para realizar estas tarefas difíceis, e você sairá na frente na corrida para uma possível promoção no futuro.

Ação 2 – Ofereça sempre mais do que lhe é pedido. Apresente-se sempre que possível para realizar tarefas extras. Procure superar a expectativa de seus superiores e colegas de trabalho. Ofereça-se para ajudar algum colega que estiver com seu trabalho em atraso, assim, você acabará sendo notado por outros colegas e superiores de maneira positiva.

Ação 3 – Trabalhe com mais afinco quando o superior não o está supervisionando. A cena mais comum em milhares de escritórios é a seguinte: o chefe está ausente e logo em seguida o comportamento das pessoas no escritório muda completamente. O ambiente torna-se descontraído num passe de mágica; os telefones ficam sobrecarregados por ligações pessoais; muitos acessam a internet em sites de diversão; e o horário de almoço torna-se uma eternidade. Resultado, quando o chefe retorna, é claro que a produtividade caiu bastante e ele nota isso.

Na ausência do chefe é o momento ideal para você aumentar mais ainda seu ritmo de trabalho, trabalhar com mais dedicação e afinco. Não faça parte do clube da turma do “corpo mole”. Certamente seu chefe notará sua produtividade e terá uma excelente imagem profissional sua.

Ação 4 – Obtenha créditos para sua equipe. Trabalhe em equipe. Sempre que realizar alguma tarefa que envolver mais de uma pessoa, procure realçar a participação de todos, mesmo que o esforço maior tenha sido seu. O trabalho em equipe é visto com bons olhos pela chefia. Além disso, ao dar crédito a outras pessoas pelo trabalho realizado, você acabará tornando-se popular em seu ambiente de trabalho e, isso, com certeza ajudará sua carreira.

Ação 5 - Torne-se um especialista em sua empresa. Descubra alguma área relevante em sua empresa que é possível torná-lo a única pessoa a ter um conhecimento expressivo sobre o assunto, e especialize-se nesta área. Poderá ser um trampolim para uma promoção. Por exemplo, se sua empresa utiliza muita as planilhas Excel, e poucas pessoas em seu setor entendem profundamente todo potencial destas planilhas, surge então uma oportunidade de você se destacar. Especializando-se nestas planilhas e contribuindo para a melhoria dos relatórios ao utilizar novos recursos que venha a desenvolver, você estará promovendo sua imagem diante da empresa.

Ação 6 – Construa relacionamentos profissionais e de amizade dentro da empresa, não apenas no seu setor, mas também em outros setores. Sempre que possível, saia para almoçar com colegas de trabalho, e procure ser aceito em outros grupos dentro da empresa. Você nunca sabe quando alguém de outra área ou setor poderá influenciar seus superiores com relação a sua carreira na empresa.

Ação 7 – Conheça bem a cultura de sua empresa. Entenda a hierarquia formal e também a relação de poder informal dentro da empresa. Em muitas organizações, existem pessoas que não detêm cargos de chefia formalmente, mas tem grande influência na estrutura de poder da empresa em função dos laços de amizade. Estas pessoas poderão ser uma excelente forma de você também conquistar espaço de poder dentro da organização.

Portanto, entenda o marketing como um processo ativo, e que exige atitude. Se quer ter futuro em uma empresa, conseguir poder e promoção, subir em sua hierarquia, comece desde já a realizar ações planejadas. Todas com o objetivo de se tornar um profissional indispensável em sua empresa. As empresas privadas, principalmente, necessitam e valorizam bastante aqueles profissionais que conhecem suas necessidades, sua missão empresarial, e se colocam numa posição de ajudá-las a realizar esta missão. Além disto, estas empresas são dirigidas por pessoas como você, passíveis de serem influenciadas por uma boa dose de marketing pessoal.


quarta-feira, 5 de março de 2008

Marketing de Carreira – Encontre seu Emprego na Internet

Marketing de Carreira – Encontre seu Emprego na Internet

A era digital chegou de vez. Não são apenas as empresas que estão buscando novos negócios na rede, também os profissionais podem conseguir sua colocação, bem mais facilmente que pelo método tradicional, se utilizarem a internet como meio.

Segundo os mais experientes headhunters do mercado, este é um processo irreversível. A partir de agora, cada vez mais as empresas vão buscar seus novos empregados no mercado através da internet. Por ser um caminho mais eficiente para as empresas encontrarem candidatos e candidatos encontrarem empresas, a tendência é este meio se consagrar como principal forma de recolocação.

Este movimento começou no final da década passada nos EUA, quando segundo levantamento da revista Fortune, das 500 maiores empresas do planeta, pelo menos 45% já haviam contratado pela web. Esta tendência ampliou-se e chegou definitivamente ao Brasil nos dias de hoje.

Segundo matéria da revista VOCÊ S.A (edição 105, março de 2007), apenas de julho a dezembro de 2006 a Curriculum, um site de hospedagem de currículos e recolocação online, recolocou 51 313 pessoas dos quais 42 510 com cargos acima do nível de supervisão. Ainda de acordo com a mesma reportagem, a média salarial destas recolocações aproxima dos 2 000 reais.

Empresas como Carrefour, Roche, Sesc e Banco Itaú, dentre outras, já utilizam estes serviços. Segundo o paulistano Marcelo Abrileri, fundador do site, a recolocação online é mais rápida, o que a torna menos dispendiosa em relação ao processo convencional. Além disto, a hospedagem é totalmente gratuita, o que gera um grande atrativo para os profissionais.

Para as empresas é realmente uma forma bastante prática de identificar o perfil do profissional ideal que deseja. Por exemplo, um recrutador de uma empresa pode entrar em um site de recolocação e fazer a seguinte pesquisa: digita o perfil do profissional que procura, e em alguns minutos aparece uma relação de 100 profissionais com aquele perfil, daí esse recrutador cruza os dado das informações do currículo com as de um teste psicológico e sobram apenas 15 candidatos que serão mais adequados a esta empresa. Destes 15 candidatos ela poderá escolher aqueles que chamará para uma entrevista.

Do ponto de vista do candidato a vantagem também é grande. Ele poderá disponibilizar seu currículo em dezenas de sites de recolocação e terá centenas, talvez milhares de empresas consultando seu currículo diariamente. São grandes as chances de seu perfil acabar se enquadrando nas necessidades de alguma empresa.

Ressaltamos, entretanto, que este processo não exclui a necessidade de uma preparação para a entrevista dos candidatos, pois em algum momento deste processo, será necessário o contato direto entre o empregador e o futuro candidato à vaga. Por isso será necessária a preparação para a entrevista e a exposição de suas competências.

Qualidades como comunicação pessoal e relacionamento interpessoal, competência técnica para a função, preparação para a entrevista e conhecimento da realidade da empresa serão fundamentais neste processo.

Portanto, sugerimos o seguinte roteiro de ações para quem quer encontrar, rapidamente, uma recolocação no mercado:

· prepare seu currículo tradicional, com bastante critério, incluindo nele todas as informações relevantes sobre sua vida profissional. Pois ele servirá de guia para o preenchimento do currículo online;
· consiga acesso a internet e pesquise na rede uma boa quantidade de sites de hospedagem e recolocação online;
· preencha seu currículo nos sites conforme o modelo de cada um;
· comece a se preparar para os possíveis contatos e entrevistas que certamente ocorrerão.

Acreditamos que este meio de recolocação será bastante útil, não apenas para profissionais liberais, executivos, gerentes e supervisores, como também para outras modalidades de funcionários de nível básico, inclusive estudantes universitários na busca por estágios.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Perdi o Emprego porque não Sabia Voar!

Perdi o Emprego porque não Sabia Voar!

É isto mesmo! O título é ao mesmo tempo engraçado e trágico.

Já aconteceu de você chegar ao final de um processo seletivo de um emprego ou vaga interna na empresa em que trabalha e não ser escolhido por um detalhe ínfimo perto de tudo o que poderia oferecer?

Imagine a situação: depois de você passar por 6 fases de testes (análise de curriculum, prova escrita, dinâmica de grupo, entrevista com RH, exame psicotécnico, exame médico) o entrevistador da área que está contratando lhe diz:

- "Muito bem candidato(a), você fala 3 idiomas fluentemente, tem experiência internacional, já gerenciou pessoas, trabalha bem em equipe, é um bom líder, gosta de desafio, tem experiência de 5 anos na função, sabe trabalhar sobre pressão, se comunica bem e é bem humorado(a). Se você disser SIM para a pergunta que irei te fazer, a vaga/o emprego é seu!"

- "Que bom, entrevistador(a)! Pode perguntar."

- "Você sabe voar?"

O que parece é que as empresas buscam a pessoa perfeita, sem defeitos, a pessoa que não existe.

Imagine se a empresa pudesse contratar o Super Homem, que sabe voar. Será que ele teria todas as habilidades e competências para o cargo? Risos...... O mais engraçado é que até o Super Homem não daria conta desta vaga/emprego. O negócio dele é voar, salvar pessoas.

Acho que hoje muitas vezes a empresa perde uma ótima oportunidade de escolher uma pessoa com um pouco menos de experiência, mas com um grande potencial, para ficar com outra supostamente perfeita para o cargo.

Quantas vezes já vi esta “pessoa perfeita” entrar na empresa e ser arrogante com colegas, utilizar da técnica do “salto alto”, piorar o clima organizacional a ponto de ninguém mais suportá-la.

Por outro lado já vi gente com menos experiência, mas com grande potencial, que aprenderam a função em pouco tempo e deram SHOW! A empresa pôde pagar salário menor para esta pessoa (por ter menos experiência do que a “perfeita”) e teve retorno maior do que o esperado em termos de produtividade e retorno.

Então amigos(as) do RH, vamos tentar sensibilizar os profissionais que estão contratando, sobre esta questão? Convençam eles que podem pegar mais leve na hora de desenhar o perfil do candidato que querem para suprir a vaga. Isto poderá avançar mais e extrapolar para checar se as descrições de cargos da empresa estão coerentes.

Se por um lado a empresa busca a “pessoa perfeita”, por outro os candidatos também buscam as “empresas perfeitas”.

Vou contar uma breve piada para exemplificar o que eu estou querendo dizer. Na sala de entrevista o entrevistador vira para o candidato e pergunta:

- "Candidato, o que você vislumbra em termos de salário e benefícios da nossa empresa?"

- "Imagino um carro com 1 tanque cheio por mês, 1 salário no mês do meu aniversário, cesta básica no final do ano, salário de R$ 10 mil/mês, 4 salários de participação nos lucros e resultados da empresa, aluguel da minha casa pago pela empresa."

- "Que bom! Pois nós iremos te dar 2 carros (uma para você e outro para seu assessor) com 2 tanques cheios por mês, 2 salários no mês do seu aniversário, 1 cesta básica por mês, salário de R$ 20 mil/mês, 6 salários de participação nos lucros e resultados da empresa e ainda compraremos a casa que desejar e daremos a você."

- "Meu Deus! Você está brincando?"

- "É claro que estou brincando, mas foi você que começou!"

A ilusão da empresa perfeita também deve acabar! Quantas pessoas deixam de trabalhar em uma empresa boa de médio porte para ser mais um número em uma empresa de grande porte?

Gostaria de terminar este artigo fazendo um pedido a você leitor:

Se você trabalha no RH:

Pense sobre o assunto, ajude a definir o perfil da pessoa que irá ocupar aquela vaga em aberto na empresa. Pare de buscar o Super Homem!

Se você está procurando emprego:

Abra a cabeça e pare de procurar emprego somente em anúncios grandes de jornal. Veja também os anúncios menores, de empresas que não são conhecidas. Existem muitas empresas que não são conhecidas por você que são boas para trabalhar. E lembre-se que em empresas menores você tem a visão do todo, faz de tudo e tem acesso a todas as áreas. Lembre-se de separar o joio do trigo, vá nas pequenas idôneas, fuja das picaretas.

Mas não espere mais, comece hoje! Veja no jornal, em algum site de empregos, revistas, utilize a sua networking. Que tal?

Boa Sorte!

sábado, 1 de março de 2008

COMO SE COMPORTAR NOS PROCESSOS SELETIVOS E SUA ETAPAS...

COMO SE COMPORTAR NOS PROCESSOS SELETIVOS E SUA ETAPAS...

Não há porque temer um processo seletivo, entrevista, etc; Ao contrário, pense que pode ser uma oportunidade de mostrar quais são as suas qualidades e por quais motivos dever ser recomendada a sua contratação. A entrevista é uma conversa entre duas pessoas, sempre com objetivos definidos para ambos. Uma entrevista de emprego não é uma simples conversa, porque as duas pessoas estarão frente a frente para descobrir o que, no perfil de cada um, interessa ao outro., já na dinâmica de grupo está sendo avaliado seu comportamento social, suas aptidões de líder ou liderado; No exame psicotécnico estão sendo avaliadas suas condições psicológicas para desempenho da função em questão

Quais são os objetivos mais comuns de uma entrevista? (de contratação)

* Avaliar o moral, a motivação ou as atitudes de alguém
* Avaliar o perfil profissional, psicológico e social do candidato
* Dar ou receber informações em diversos níveis
PLANEJAMENTO

Nada se faz sem planejamento adequado. Você tem uma entrevista de emprego marcada? Então faça um planejamento; Primeiro raciocine sobre qual é o objetivo da entrevista, no seu caso. O potencial empregador quer saber:
1. Quem você é
2. O que você já fez, quais suas aptidões
3. O que o seu último empregador acha de você ou porque saiu do
4. Que resultados conseguiu nos últimos empregos
5. O que pode fazer para a empresa dele
6. Porque mudou de emprego
7. Porque deseja trabalhar na empresa dele
8. Como você pode contribuir
9. Qual sua reação ou atitude se...
10. Qual seu maior defeito? Qual sua maior qualidade?

Para responder as questões de 1 a 4, você deve levar um currículo para a entrevista: pode ser que o seu entrevistador não tenha tido tempo de ler ou tenha lido há algum tempo e precisa refrescar a memória a respeito das suas informações profissionais.
Para as perguntas 5 e 6, você terá que fazer a lição de casa, pense em suas qualidades profissionais e pessoais e anote suas “possíveis contribuições”, também responda com clareza sobre sua saída do último emprego, caso tenha sido por questões “desagradáveis” de ambas as partes, diga apenas que foi por questão pessoal e não comente o assunto.

REFERÊNCIAS
O entrevistador deve aproveitar a entrevista para pedir a você nomes de pessoas que podem dar referências a seu respeito. É importante para o entrevistador saber como era o seu relacionamento profissional com o seu empregador anterior, e normalmente dá preferência a quem foi seu superior imediato para perguntar sobre o seu desempenho no trabalho.
Por esta razão, faça contato com seus antigos chefes e peça licença para que o seu entrevistador faça contato com eles. Explique claramente que se trata de uma referência para um novo trabalho.
Se sentir que há hesitação no seu chefe anterior de falar bem de você, desculpe-se e desista. Não arrisque indicar alguém que pode dar referências ruins sobre o seu trabalho. Nesse caso prefira indicar um ex-colega de trabalho, professor etc.

DURANTE A ENTREVISTA

Permaneça ligado ao objetivo principal da entrevista: o entrevistador quer saber como você pode ser útil para a empresa.

Não tente conduzir a entrevista, mas mostre-se interessado e informado. Isto demonstrará firmeza, segurança, conhecimento. Mas não se deixe levar pela emoção – a entrevista não é um processo frio, mas também não é ocasião para desabafar com o entrevistador a respeito dos seus problemas pessoais.

Você tem o direito, como entrevistado, de ser tratado com educação e polidez, tem direito a ser ouvido com atenção e delicadeza e tem o direito de ser levado a sério. Exija os seus direitos. Da mesma maneira, é assim que você deve tratar o seu entrevistador.

Adote uma postura de positivismo. Jamais mencione pessoas (ex-empregadores, por exemplo) para difamar, queixar-se ou condenar.

Não minta em momento algum. Você pode até deixar de mencionar algumas condições de sua vida profissional (como o fato de ter ficado pouco tempo em cada emprego anterior, ou o fato de ter sido demitido do último emprego), mas se for perguntado, fale sem medo. Explique as razões da maneira mais objetiva e natural. Não é crime ser demitido ou ter permanecido pouco tempo em cada emprego – as situações de cada momento são diferentes. Você ganhará mais pontos com a franqueza e a sinceridade. Se você for descartado da vaga de emprego por essas razões, esse empregador não merece você.

NA ENTREVISTA, PRESTE ATENÇÃO PARA NÃO
* Falar em demasia
* Franzir a testa em demasia
* Discordar em demasia
* Ser dogmático
* Mostrar impaciência
* Ser emotivo
* Ignorar perguntas
* Mudar de assunto de repente
* Desviar o olhar do entrevistador por muito tempo
* Contar piadas sem graça

A ENTREVISTA, SEGUNDO PESQUISA de EXECUTIVOS.
Pesquisa "A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Executivos Brasileiros", 1.356 executivos de todo o país, todos em posição de entrevistar e contratar pessoas. Observe as conclusões a que a pesquisa chega, e verifique o que pensa o potencial empregador, de maneira geral. Entender como funcionam as regras de contratação das empresas pode seguramente ajudar você a se posicionar durante uma entrevista:
Aparência

Homens - Os respondentes preferem entrevistar candidatos que usem roupa social (67,1%), sem barba e sem bigode (90%) e com cabelos curtos (99,8%).

Mulheres – A maneira formal é a preferida para o sexo feminino. O tailleur é a roupa considerada mais adequada para uma entrevista de emprego, com maquiagem leve e cabelos curtos ou presos.

Restrições

Os entrevistadores têm objeção em relação a: fumantes (76,8%), obesos (73,3%), mulheres com filhos pequenos (62,6%), profissionais que ficam menos de 2 anos no emprego (93,8%), profissionais que têm um negócio próprio paralelo (87,6%), profissionais que estudam à noite (31,6%), profissionais que estão deixando um negócio próprio (48,4%), consultores independentes (61,4%), desempregados há mais de seis meses (50,4%), profissionais que lecionam no período noturno (41,9%), profissionais na faixa etária entre 45 e 49 anos (41,7%), profissionais na faixa etária entre 50 e 55 anos (66,2%), entre 55 e 59 anos (82,2%), e acima de 60 anos (90,9%), usuários de tatuagem, Pierce e afins (98%), usuários de álcool (89%), religiosos declarados (47%), tímidos, sem expressão (100%)

Testes

Como complementação da entrevista ou até previamente à entrevista, para pré-seleção dos candidatos que serão entrevistados, as empresas têm utilizado testes de inteligência, personalidade ou aptidão em 27,3% dos casos. Como são “medidas” estas características, num processo de seleção? Por meio de entrevistas e diferentes testes individuais ou em grupo. Como se trata de uma avaliação de personalidade, não há respostas “certas” ou “erradas”. Mas, existem algumas dicas que podem ajuda-lo a sair-se bem neste processo. Verifique:
Psicotécnico
· Trate de entender o que o selecionador está pedindo e responda de acordo com as instruções dadas.
· Tenha uma atitude positiva em relação aos testes, mesmo que não goste deles. Lembre-se de que, em seu trabalho, você terá de executar muitas tarefas que não lhe agradam, mas que serão importantes para atingir seu objetivo.
· Controle seu nervosismo. Seja o mais natural e autêntico possível. Não adianta “preparar” respostas, porque um selecionador esperto vai perceber isso e mudar as perguntas.
· Não tente se preparar para um psicotécnico. Primeiro, porque não há respostas “certas” ou “erradas” para eles. Depois, porque todos trazem embutidos verdadeiros “detectores de mentira” muito bem dissimulados, justamente para apanhar quem já tem conhecimento prévio deles e tenta, com isso, manipular os resultados.
· Não se preocupe em “ir bem” nos testes psicotécnicos. Apenas, seja você mesmo, sem atitudes artificiais. Os recrutadores têm muitos casos para contar de pessoas que simularam um comportamento que não era o delas, por achar que era isso que a empresa esperava dele. E, no “achômetro”, acabou por dar-se mal, porque o selecionador não se sentiu confiante em contratar alguém que precisava fingir ser o que não era para poder conquistar um emprego...

Técnicas de dinâmica de grupo

São utilizadas as técnicas de dinâmica de grupo, mais intensamente, para definir a contratação em 49% da vezes. Aqui serão avaliadas seu comportamento social, profissional e aptidões, portanto integre-se, pergunte, direcione se assim convier; A dica é: participe ativamente.
NÃO FIQUE ANSIOSO

Um dos maiores problemas durante uma entrevista é que o candidato pode ficar ansioso antes da conversa e durante a conversa. Calma! Uma entrevista não é uma ameaça.

Ao contrário: se você foi chamado para uma entrevista, é porque já passou na primeira fase do recrutamento, que foi a análise do currículo. Portanto, você já é uma pessoa especial para o entrevistador, porque foi pré-selecionado. Isto somente já é motivo para aumentar a sua autoconfiança.
Calma! Não tenha medo de ser rejeitado.
Ao contrário: você está num processo de competição com outras pessoas. E nem sabe quem são as outras pessoas. Portanto, confie em você e esqueça que há outros candidatos. Concentre-se em mostrar o melhor de tudo o que você tem para oferecer. Se o seu melhor não basta para a empresa, ela não serviria para você.
Então, deixe a ansiedade de lado e concentre-se em ser natural, verdadeiro.

Se a ansiedade faz parte de você, deixe que ela aconteça. Mas você pode controlar a ansiedade:
* respirando profundamente, lentamente; depois de alguns minutos você já estará mais calmo
* respondendo as perguntas devagar, sem se apressar
* falando em tom normal, nem baixo demais nem alto demais
* perguntando sempre que não entender alguma coisa
* evitando misturar emoção à conversa, que tem que ser racional

Entrevista deve ser uma oportunidade de você mostrar suas qualidades, de mostrar o que tem de melhor. Impressione o entrevistador. Você consegue.